Calçada dos Gigantes – a Natureza criou e a lenda nasceu

Era uma vez… assim começam todas as histórias e esta não será diferente. Segundo a mitologia gaélica, dois gigantes resolveram desafiar-se para saberem qual era o mais forte. Finn MacCool, o gigante irlandês, construiu uma calçada de pedra sobre o mar que o separava do território escocês onde

vivia o gigante Benandonner, para que se pudessem encontrar.

Calçada de pedra que se estende até ao mar. Em primeiro plano, algumas formações que fazem lembrar favos de mel.

A dada altura, a esperta esposa de Finn percebeu que o adversário era muito mais forte e lembrou-se de disfarçar o marido como se fosse um bebé. Quando Benandonner viu a “criança” pensou: “Se o filho é deste tamanho, como será o pai?” Com medo, o gigante escocês fugiu para o seu território destruindo a calçada atrás dele para que Finn não pudesse persegui-lo…

A estrada que Finn destruiu e a formação rochosa que faz lembrar as bossas de um camelo.
A baía do Camelo.

De regresso à realidade, a Calçada dos Gigantes é o exemplo vivo do passado mais antigo da Terra. Foi há 60 milhões de anos que, na costa Norte irlandesa, uma violenta sucessão de fluxos de lava deu origem a esta maravilhosa e invulgar paisagem que mereceu a classificação de Património Mundial da UNESCO em 1986.

O local onde se assinalam os títulos atribuídos a esta invulgar costa marítima.

A lava, que chegou a atingir 1100 graus centigrados de temperatura, originou 40 000 colunas de basalto interligadas! O tamanho das colunas deveu-se à velocidade a que o basalto foi esfriando. As rachaduras que se formaram no solo em contacto com o ar originaram formas hexagonais, algumas delas semelhantes a favos de mel. As colunas mais altas têm cerca de 12 metros e a lava que foi atirada contra as falésias chega a ter 28 metros de espessura em alguns locais!

As colunas de basalto.

A Calçada dos Gigantes, a maior atração da Irlanda do Norte e também considerada Reserva Natural Nacional, fica a 96 Km de Belfast. A partir desta cidade há uma grande oferta de visitas guiadas, mas pode também ir de autocarro que sai 4 vezes por dia, todos os dias, da Laganside Bus Station. A viagem tem a duração aproximada de 1h30 e custa 17£ ida e volta.

O edifício do Centro Interpretativo faz lembrar as colunas de basalto que veremos mais adiante. Pode subir ao topo para observar toda a costa envolvente. Mesmo ao lado, está o Hotel Causeway.

O ingresso no Centro Interpretativo tem o custo de 16£/adulto e 8£/criança, mas há preços especiais para famílias. Além do acesso ao Centro Interpretativo, este bilhete inclui a Experiência do Visitante com filmes, estacionamento reservado, visita guiada, uso de áudio guias portáteis, loja de souvenirs, café, WC e vestiários. Todas as instalações estão preparadas para receber visitantes com mobilidade reduzida incluindo invisuais. Há também cadeiras de rodas disponíveis para empréstimo.

No interior do edifício há todo o tipo de apoio e informação para os visitantes.
O áudio guia portátil é de grande utilidade.

Se não quiser pagar por estes serviços, pode fazer a visita na mesma, bastando para isso seguir os caminhos traçados ao longo da costa marítima. Um miniautocarro está disponível para fazer o trajeto até ao ponto principal da visita. Cada viagem custa 1£, mas este percurso de apenas 1200 metros faz-se bem a pé.

O mini autocarro que está sempre a fazer viagens de ida e volta.

Aproveite para observar, fotografar, contemplar e ouvir os sons da Natureza. As crianças e adultos saltitam entre as pedras usufruindo do privilégio de poder ali estar.

Contemplar, ouvir, respirar e agradecer por ter a oportunidade de aqui estar…
Os “coletes amarelos” são vigilantes colocados em pontos estratégicos para ajudar e estão equipados com primeiros socorros. É bom lembrar que o calçado para fazer esta visita deve ser adequado, porque as pedras escorregam quando chove ou depois de a maré vazar. Em dias de muito vento, algumas zonas não são recomendadas.

Vários trilhos estão definidos ao longo da Calçada dos Gigantes com caminhadas fáceis ou mais desafiantes. Os trilhos vermelho e amarelo são os mais extensos (distâncias superiores a 3Km) e com maior grau de dificuldade enquanto que os trilhos verde e azul são os mais curtos e acessíveis (distâncias entre 700 e 1200 metros), também eles com belas vistas panorâmicas.

Todos os caminhos estão muito bem sinalizados.
O trilho azul.

Ao longo do passeio divirta-se procurando formações rochosas que fazem lembrar a Bota do Gigante, a Cadeira dos Desejos, o Camelo ou o Órgão. Em dias limpos é possível avistar a terra de Benandonner, a Escócia, que fica apenas a 40Km de distância!

A bota do gigante. Analisando a proporção, dizem os “entendidos” que o gigante devia medir mais de 12 metros de altura…
As formações que parecem um órgão.
Formações rochosas que abrem alas à imaginação…

Na Calçada dos Gigantes há pássaros fantásticos, flores que venceram as adversidades do terreno e vida selvagem à espera de ser descoberta. Se planear uma visita à Irlanda do Norte inclua esta atração no seu roteiro porque… o poder da Natureza mora aqui!

A força da Natureza conquistou o seu espaço e das pedras brotou vida…
Em dias claros é possível avistar a costa escocesa.
Nós já vimos… agora é a sua vez.

♥ Boa viagem ♥

Deixe um comentário