É no Norte de Portugal, mais precisamente a 9km do centro de Braga, que se ergue o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro homenageando a Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus. Tudo começou em 1869 quando o vigário de Braga, encantado com as vistas do monte Sameiro, decidiu colocar no cimo da montanha uma
imagem da Imaculada Conceição.

Quatro anos mais tarde e quando os crentes já tinham ganho o hábito de subir a montanha para venerar a imagem, inicia-se a construção de uma pequena capela. Esta edificação (devido à sua deficiente construção) cai por terra em 1883 durante um violento temporal. Em 1884 inicia-se a construção da atual Basílica, que já se justificava devido ao crescente afluxo de peregrinos.


Em 12 de Junho de 1904 (data em que passou a ser realizada a festa litúrgica da Senhora do Sameiro) a imagem da Virgem, que foi esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio X, é coroada com uma coroa de 2,5kg executada em ouro oferecido pelas mulheres portuguesas e pedras preciosas oferecidas pela Rainha D. Amélia de Orleães.

Hoje em dia, para além da Basílica, esta área comporta ainda o escadório, praças, estátuas, cruzeiro, jardins com parque de merendas, WC e restauração.

No interior da Basílica salta à vista o altar principal onde figura a imagem de Nossa Senhora do Sameiro e que, em 1941, foi decorado com duas colunas de mármore de Estremoz com seis toneladas cada uma!


Lateralmente, destacam-se os altares do Sagrado Coração de Jesus e de S. José. A igreja está aberta todos os dias entre as 7h30 e as 17h30. No Verão encerra às 19h.


O escadório inicia-se na praceta da Cripta que foi escavada no subsolo da igreja e inaugurada em Junho de 1979. Para além dos serviços religiosos normais que ali se realizam, a Cripta abriga os peregrinos que em datas especiais se deslocam ao Santuário em grande número.


O escadório é composto por 265 degraus e termina na estrada para o Bom Jesus do Monte que fica apenas a 3km de distância deste local. Os dois pedestais em granito com 20 metros de altura que suportam as figuras da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus, formam uma bela moldura com vista para a cidade de Braga.




Em 1982 o Santuário recebeu a visita do Papa João Paulo II. Dois anos depois foi erguida uma estátua para assinalar a data desse encontro com os fiéis portugueses.

O Santuário do Sameiro é um local de referência no panorama religioso nacional e também europeu. No primeiro domingo de Junho realiza-se a grande peregrinação anual da Arquidiocese de Braga, que parte da Sé Catedral. No terceiro domingo de Agosto acontece a Peregrinação Estatutária, mais conhecida como a Peregrinação dos Emigrantes, que tem início no vizinho Santuário do Bom Jesus do Monte.



Os fiéis também procuram aqui o contacto com a natureza, já que as grandes áreas de parques e jardins proporcionam a prática de atividades desportivas e de lazer. Também aqui é possível observar um bonito pôr-do-sol. Já pensou em vir cá vê-lo?

No dia 8 de Dezembro celebra-se o Dia da Imaculada Conceição e é feriado nacional em Portugal.
♥ Boa viagem ♥

