Aldeias de Xisto da Serra da Lousã – Talasnal Montanhas de Amor

A Serra da Lousã situa-se em Portugal Continental no distrito de Coimbra e, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, integra a Cordilheira Central que também pertence ao Sistema Montejunto-Estrela.

20190808112337
A Serra da Lousã vista do Talasnal

Nas suas encostas, cobertas de exuberante vegetação e habitat natural de muitas espécies animais, foram nascendo pequenas aldeias construídas em xisto escuro, rocha metamórfica natural da serra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Casas, caminhos e muros – tudo foi construído em xisto escuro

A pouco mais de 10 quilómetros de distância da vila da Lousã encontramos o Talasnal, a mais representativa e visitada Aldeia de Xisto da Serra da Lousã.

20190808112456
Mapa do Talasnal

A estrada leva-nos até à eira de cima, onde encontramos um pequeno parque de estacionamento. Logo em frente, no largo, a esplanada da “Taberna”, que também serve refeições, convida-nos a uma pausa antes de começarmos a visita. Em frente, a Casa da Eira presta serviço de informação turística e tem uma lojinha onde pode comprar artesanato e produtos locais naturais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O largo da eira de cima visto do restaurante “Taberna”

O som da água a correr conduz-nos até ao tanque que dá início à rua principal. A partir daqui é sempre a descer à descoberta das quelhas e recantos que nos fazem perder num labirinto de ruelas.

20190808113832
A fonte e tanque da eira de cima

A Aldeia do Talasnal chegou a ter mais de 100 habitantes, dedicados ao duro trabalho da pastorícia e agricultura. Em meados do século XX, em busca de uma vida melhor, os habitantes começaram a sair para o litoral e para o estrangeiro dando início à desertificação total.

20190808_112510
Início da rua principal

Votadas ao abandono e em risco de ruína, as Aldeias de Xisto da Lousã foram sendo recuperadas através do programa europeu Rede Natura 2000, que visa assegurar a conservação dos habitats naturais da serra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Os caminhos são estreitos e de inclinação acentuada

Mas se várias aldeias foram abrangidas pelo programa Rede Natura 2000, o que tem o Talasnal de tão especial?

20190808122542
Cada recanto é um mimo

A localização, dimensão e oferta de serviços fizeram do Talasnal uma das aldeias mais bem-sucedidas do conjunto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As quelhas sombreadas por arbustos

Construída numa das encostas da serra de declive muito acentuado, a aldeia funde-se na paisagem numa simbiose perfeita com a natureza.

20190808_104811
A aldeia quase que se confunde com a serra

A sua localização privilegiada permite vista para o castelo e vila da Lousã e inclui a aldeia na Rota das Aldeias de Xisto da Lousã, que liga o Castelo de Arouce e o Santuário da Nossa senhora da Piedade às aldeias do Casal Novo e Talasnal.

20190808122202
Ao longe avista-se a vila da Lousã

Embora sem habitantes permanentes, ainda hoje é visível a recuperação das casas, orgulhosamente ornamentadas, por aqueles que escolheram o Talasnal para a sua casa de segunda habitação, à procura da tranquilidade e isolamento tão difícil de encontrar na urbe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Casa típica do Talasnal

Para os que estão de passagem ou a precisar de umas férias tranquilas em comunhão com a natureza, o Talasnal tem uma boa oferta de casas de alojamento local, bem recuperadas e equipadas com todo o conforto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Alojamento local, devidamente assinalado

Praias fluviais, passeios de bicicleta e caminhadas pelos trilhos onde, com sorte, poderá avistar veados, javalis e outras espécies, são algumas das actividades que se podem fazer a partir da aldeia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Para quem gosta de caminhar, a placa com a sinalética PR2 LSA indica o Caminho do Xisto da Lousã 2 – Rota das Aldeias de Xisto da Lousã

Mas o Talasnal não vive só do xisto e da paisagem. A aldeia conta com alguns serviços como bar, restaurantes e lojas de artesanato e comercialização de produtos locais como o mel ou os doces típicos como os “talasnicos” feitos à base de mel e castanhas e os “retalhinhos” feitos de castanha e amêndoa.

20190808114259
Entrada do “Retalhinho”, café e loja de artesanato. Aproveite e prove um Retalhinho ou um Talasnico

Os sabores também nos prendem e a fama do restaurante “Ti Lena”, assim baptizado em homenagem à última residente do Talasnal, há muito que passou as fronteiras da aldeia.

20190808123638
Na parede, o retrato da Tia Helena recorda a última residente do Talasnal

No espaço pequeno e rústico, a entrada é pela cozinha, como se da nossa casa se tratasse, e as paredes de xisto da pequena sala do restaurante estão decoradas com memórias e típicos artefactos.

20190808123759(1)
A vista da pequena janela da nossa mesa ainda deu mais sabor ao almoço

São apenas servidos três pratos: cabrito assado com batata e castanha, chanfana e bacalhau assado com bata a murro. Se quiser provar uma destas iguarias, não se atrase e faça a sua reserva com bastante antecedência, caso contrário encontrará as mesas esgotadas. (Reservas: D. Lisete Dias, 911 932 942).

20190808130226
A melhor Chanfana que já comemos

No Talasnal tome o seu tempo, não tenha pressas. Perca-se nas ruelas onde as flores que salpicam as ruas e as videiras que brotam dos muros dão vida ao xisto escuro e onde cada detalhe é uma viagem no tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As flores dão vida ao xisto escuro
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Memórias em cada detalhe

A Aldeia do Talasnal remete-nos ao passado mantendo viva a história e a memória de quantos aqui viveram.

20190808110026 (2)
Talasnal Montanhas de Amor

♥ Boa viagem ♥

Se ficou interessado, também poderá gostar de ler:

Roteiro de dois dias na Serra da Lousã – Aldeias de Xisto, Santuário da Nossa Senhora da Piedade e praias fluviais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s