Os Moinhos de Alburrica – História e lazer no Barreiro

A convergência do Rio Coina com o Rio Tejo acontece na cidade do Barreiro, no distrito de Setúbal. Na foz formou-se uma pequena península que deu origem à praia fluvial de Alburrica. Foi aqui que descobri uns tesouros que poucos conhecem, mas dos quais vale a pena falar: os Moinhos de Alburrica, símbolos da cidade do Barreiro.

DSC04133 Praia da Alburrica
Praia fluvial de Alburrica
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Península na foz do Rio Coina
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Marco que identifica o início dos caminhos de Alburrica

Estes moinhos de vento, que foram construídos em 1852, tiveram um papel de destaque no que diz respeito à actividade comercial do Concelho, mas não foram os únicos! Desde o século XV que se sabe da existência de outros moinhos de maré nesta zona de Portugal, cuja produção de farinha era muito importante para os habitantes locais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Moinho de Vento Gigante
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Moinho de Vento Nascente
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Moinho de Vento Poente

Os moinhos que sobreviveram à destruição do tempo mereceram a atenção da autarquia e foram alvo de obras de recuperação. O Moinho de Vento Gigante (desactivado em 1919), o Moinho de Vento Nascente e o Moinho de Vento Poente (desactivados em 1950), estão agora interligados por um passadiço sobre o rio, construído em 2015, que proporciona aos amantes da natureza uma caminhada muito agradável ao longo da qual se passa pelo que resta de outros moinhos e edifícios de apoio, com a vantagem de se poder usufruir de alguns momentos relaxantes no areal da praia fluvial de Alburrica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Passadiços de Alburrica
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Passadiço do Moinho Grande
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Passadiço do Moinho Pequeno

O Moinho de Maré Pequeno que laborou desde o século XVII, foi recuperado e ali foi instalado o Centro Interpretativo do Barreiro inaugurado em 2019. Neste espaço conta-se a História dos moinhos e a importância que teve a indústria moageira na evolução e sobrevivência do povo do Concelho do Barreiro.

MOINHO PEQUENO22
O Centro Interpretativo do Barreiro que funciona agora no recuperado edifício onde antes era o Moinho Pequeno, marca também o local onde se iniciam os passadiços na Praça com o mesmo nome
375715df-e725-48ae-a0c6-12ddef595459
Uma das salas interactivas do Centro Interpretativo
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ao longo do passeio encontra-se o que restou de alguns edifícios que davam apoio aos moinhos
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Maré baixa…

Este espaço versátil e interactivo permite também a realização de eventos musicais, lançamento de livros e outros. As visitas são gratuitas e podem efectuar-se de terça-feira a sexta-feira das 10h30 às 17h30 e aos fins de semana das 14h às 19h30.

20190730_110500
Foz do Rio Coina
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Igreja Nossa Senhora do Rosário que teve origem numa ermida do século XVI, localizada no largo com o mesmo nome e onde se realizam as principais feiras e festas do Barreiro
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A bonita arquitectura do século XIX da antiga Estação ferro-fluvial do Barreiro que será brevemente recuperada e transformada num espaço de cultura e lazer

Faça um passeio pela orla ribeirinha do Concelho do Barreiro e se lhe juntar uma viagem de barco entre as duas margens do Tejo, estarão reunidas as condições para passar uma bela manhã ou tarde de sol em família.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Barco fazendo a ligação das duas margens do Rio Tejo, entre Lisboa e o Barreiro e cuja viagem dura aproximadamente 20 minutos
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O novo Terminal Fluvial do Barreiro
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada da moderna Estação Ferroviária do Barreiro que serve a Linha do Alentejo
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um sitio bonito para apreciar o por do sol

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s