Museu de Aveiro/Santa Joana – o ex libris cultural da cidade

Fomos conhecer o Museu de Aveiro instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, cujo edifício remonta ao século XV. A Princesa D. Joana, filha do Rei D. Afonso V de Portugal, passou aqui os últimos anos da sua vida sempre apoiando causas humanitárias. Depois da sua beatificação em 1693, o prestígio do convento ficou associado à presença da Princesa Santa Joana, que em 1965 foi declarada Padroeira de Aveiro por Sua Santidade o Papa Paulo VI.

MO2
Edifício do Convento de Jesus e Museu de Aveiro

Entrámos sem grandes expectativas e saímos deslumbradas! O museu aqui instalado desde 1911, é verdadeiramente maravilhoso e recomendamos que o visitem sem pressa: nós nem tínhamos vontade de sair de lá! Aqui está reunido um riquíssimo património com vários séculos de História.

ENT
Berlinda do século XVIII no hall de entrada do museu e algumas peças de porcelana portuguesa
BATISMO
Roupas usadas no sacramento do baptismo “Deixa que a graça do teu baptismo frutifique num caminho de santidade”, afirmou o Papa Francisco

Porque é que este museu é um ponto obrigatório quando passar por Aveiro? Aqui está exposta uma das mais valiosas colecções de arte sacra, mobiliário, ourivesaria, pinturas e esculturas dos séculos XIV a XX, existentes em Portugal. Há vários espaços para descobrir durante o circuito de visita: o percurso monumental e a exposição permanente.

RET
Pintura da Princesa Santa Joana, obra do século XV de artista desconhecido

No piso térreo, ganha destaque imediato o sumptuoso túmulo de Santa Joana, idealizado pelo arquitecto da corte João Antunes em estilo barroco com mármores embutidos, cuja construção demorou 11 anos.

TUML
O túmulo da Princesa Santa Joana

Aquando da sua morte, a Princesa Joana foi sepultada em campa rasa a seu pedido. Quando foi beatificada, as freiras pediram a D. Pedro II que atribuísse a Santa Joana um túmulo que dignificasse essa classificação e o Rei atendeu o pedido. Ao fundo desta sala, as grades e os confessionários laterais demarcavam o limite da zona de clausura.

LIMITE
As grades definiam a área de clausura

A passagem faz-se depois pela Capela de Santo Agostinho, o autor da Regra que rege a Ordem Dominicana. Aqui se encontra sepultado, a seu pedido, o 7º Duque de Aveiro D. Gabriel de Lencastre, falecido em 1745 e que era sobrinho de Santa Joana.

SANTO AGO
Santo Agostinho e túmulo de D. Gabriel de Lencastre
20190828_115043 (2)
Passagem entre a Capela de Santo Agostinho e a Igreja de Jesus

O caminho leva-nos para a Igreja de Jesus e… paramos estupefactas com tanta riqueza!!! A decoração em talha dourada absorve a nossa atenção. Os painéis de azulejo e as pinturas ilustram momentos da vida de Santa Joana. Um exemplo de exuberância no que diz respeito à decoração barroca.

LINDO
Aqui tudo é em talha dourada, azulejos e pinturas de uma beleza indescritível
ALTAR
O altar-mor
ORGÃO
O órgão da Igreja de Jesus
PARED
Tesouros desde o chão até ao tecto

Saímos para o claustro dos séculos XV e XVI que era o espaço onde se realizavam procissões e onde se enterravam as dominicanas. Por aqui tem-se acesso ao refeitório, sala do lavabo, coro baixo e capelas. O chafariz e obelisco que se encontram no centro, datam do século XVII e estão rodeados de bancos e painéis de azulejos.

CLAUSTRO
O claustro
20190828_115623 (2)
O refeitório revestido com azulejos do século XVII. Ainda ali está o sino que chamava as freiras na hora das refeições
LAVA
Sala do lavabo onde as freiras lavavam as mãos antes das refeições
JOAO
Capela de São João Evangelista, revestida com azulejos do século XVII
VELHO
Sala do Capítulo Velho onde as freiras se reuniam para decidir assuntos importantes. Neste chão estão sepultadas as fundadoras do convento

Prosseguindo a visita entramos no coro alto, local onde as freiras faziam as orações sem se misturarem com os outros fiéis. Na parede destaca-se o enorme crucifixo gótico, diante do qual a Princesa fez os seus votos secretos. O órgão ibérico de 1784 que aqui se encontra, está classificado como Tesouro Nacional.

CALTO
Sala do Coro Alto
CRISTO
Crucifixo diante do qual a Princesa fez os seus votos
VISTA
Aspecto da Igreja de Jesus vista a partir do Coro Alto
OR
Este órgão é Tesouro Nacional

A Sala de Lavor está preenchida com pinturas que contam o percurso de vida da Princesa Joana até à realização do seu cortejo fúnebre. Este era um espaço de lazer onde as freiras faziam os seus bordados. Quando a Princesa adoeceu, foi aqui colocada a sua cama e foi aqui que passou os seus últimos dias. Em 1734 o espaço passou a ser uma capela e o crucifixo que está no altar pertenceu à Princesa Joana que o segurava quando deu o último suspiro.

20190828_120743 (2)
Entrada para a Sala de Lavor
VIDA
As pinturas contam a vida da Princesa
ALTA
Por cima do altar está a cena da morte de Santa Joana

Na exposição permanente os quadros, móveis, esculturas e objectos de arte sacra que se podem apreciar em diversas salas, retratam os estilos arquitectónicos que se seguiram e conferem uma justa homenagem aos artistas que os elaboraram.

MUMIA
Túmulo de João de Albuquerque, um famoso fidalgo e guerreiro do século XV com actos de valentia comprovados, que doou as suas terras ao reino para que pudesse ser sepultado neste mosteiro junto com a sua esposa.
ROSARIO
Capela de Nossa Senhora do Rosário com um conjunto de esculturas em madeira do século XVIII
22
Uma das salas do museu
33
“Lamentação de Cristo” de autor desconhecido
44
A afirmação do barroco no mobiliário
55
Barca de Nossa Senhora da Boa Morte que era usada em procissões no interior do convento, já que as regras de clausura impediam as religiosas de sair para o exterior
ESCULT
Sala com esculturas

Esta impressionante visita deixou-nos culturalmente mais ricas. É, sem dúvida, um local a ter em conta quando visitar Aveiro. O Mosteiro/Museu situa-se na Avenida Santa Joana, junto à Sé Catedral, e está aberto de terça-feira a domingo das 10h às 12h30 e das 13h30 às 18 horas. O bilhete custa 5€/passe para todos os museus da cidade ou 4€ se apenas quiser visitar este museu. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Venha ver os tesouros que aqui estão guardados… não se vai arrepender!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Monumento à Princesa Santa Joana na avenida com o mesmo nome

♥ Boa viagem ♥

 

One thought on “Museu de Aveiro/Santa Joana – o ex libris cultural da cidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s