Ponte de Brooklyn – um Marco Histórico na cidade de Nova Iorque

Quando o arquitecto John Augustus Roebling (de nacionalidade alemã que emigrou para os E.U.A. com os seus pais e irmãos) desenhou a sua ponte, estava longe de imaginar que esta viria a ser uma das principais atracções da cidade de Nova Iorque! A Ponte de Brooklyn, erguida sobre o Rio East, foi inaugurada em 24 de Maio de 1883, já sem a presença do seu “pai” que falecera por altura do início da obra, tendo o seu filho assumido a missão de lhe dar continuidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ponte de Brooklyn sobre o Rio East e o centro financeiro de Manhattan ao fundo
PLACA
Placa de homenagem e agradecimento a Emily Warren Roebling, esposa de Roebling filho que foi acometido de uma depressão que o impedia de sair de casa. Determinada a ver a obra do seu sogro terminada, ela foi uma ajuda crucial e o elo de ligação entre o marido e os trabalhadores. Emily foi a primeira pessoa a atravessar a ponte durante a cerimónia inaugural.

À data da sua abertura era a maior ponte suspensa de aço do mundo e as suas torres eram as estruturas mais altas da cidade. Naquela altura, os estudos aerodinâmicos ainda não estavam bem desenvolvidos pelo que, o resultado final foi uma ponte em estilo gótico seis vezes mais forte e resistente do que seria necessário!

P
As torres da ponte têm 84 metros de altura
SIM
A envergadura dos cabos

Morreram 27 trabalhadores ao longo dos 14 anos que durou a sua construção. No dia da inauguração, 1800 veículos e 150 mil pessoas atravessaram a Ponte de Brooklyn.

LIB
A Estátua da Liberdade pode ser avistada a partir do tabuleiro da ponte
CAM2
As câmaras que zelam pela nossa segurança
CAR
Polícias e veículos de segurança, são uma constante ao longo da ponte

Durante a travessia dos pedestres, uma mulher ficou com o salto preso numa fenda e começou a gritar, originando uma onda de pânico já que se pensou que a ponte estava a ruir. Dessa incrédula situação resultaram 12 mortos e vários feridos, ficando assim o evento marcado pela negativa!

PLACAS
Durante a travessia há quadros que contam a história das várias fases da construção desta obra e o tipo de materiais utilizados
CABOS
Aproximadamente 10 Km de cabos com 6,30 cm de diâmetro!!!

Depois disto, era preciso provar à população que a ponte era segura: qual foi a solução? Organizou-se um desfile de 21 elefantes com aproximadamente 7 toneladas cada, que deixaram os nova iorquinos felizes e definitivamente confiantes.

SEG
Promessas cumpridas…
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Sonhos realizados…

Hoje em dia mais de 120 mil veículos, distribuídos por seis faixas de rodagem, atravessam diariamente a ponte que proporciona algumas das mais belas fotos de Nova Iorque. A esse número acrescentam-se ainda 5000 pedestres e 3000 bicicletas que usam o nível superior para fazer o trajecto entre Manhattan e Brooklyn.

CARROS
Carros e peões devidamente acautelados
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Aqui também descobriram onde colocar cadeados

Portanto, se estiver de visita a esta cidade não perca o passeio gratuito de quase 2Km ao longo da ponte e desfrute da vista maravilhosa de Manhattan de dia e de noite. Não tenha pressa, reserve pelo menos 45 minutos para fotografar e apreciar as belas paisagens que a cidade dos sonhos e o East River proporcionam, vistos a este nível.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As boas-vindas aos transeuntes na chegada a Brooklyn

Se fizer o passeio a começar em Manhattan, a entrada pedonal da ponte fica ao lado da estação de metro City Hall. Fique atento às marcações no chão que separam as faixas de pedestres e ciclistas uma vez que estes costumam passar com alguma velocidade. Chegando ao final da ponte, em Brooklyn, desça as escadinhas que dão acesso à Washington Street.

ENT
As marcações no chão que separam os peões das bicicletas e que devem ser respeitadas

Descendo a rua vai chegar ao Brooklyn Bridge Park. Situado junto ao Rio East, este parque é muito procurado para passeios, piqueniques e sessões fotográficas. Ao final do dia centenas de pessoas juntam-se aqui para ver Manhattan emergir na noite com um espectáculo de luzes. Imperdível!!!

BBP-Natural-Ecosystems-Overlook-the-Bridge
Brooklyn Bridge Park
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ao final do dia, à beira do rio…
NOI
… e quando a noite cai em Manhattan!

O Jane’s Carousel é um ícone deste parque e foi construído em 1922. Os seus 48 cavalos esculpidos em madeira são diversão para todas as idades. Foi aqui colocado em 2011 depois de ter sido comprado num leilão. O carrossel funciona todos os dias excepto à terça-feira entre as 11h e as 19h durante os meses de Verão. No Inverno encerra às 18 h e uma voltinha custa $2.

CARROCEL
Jane’s Carousel
JC
O carrossel encerra à noite mas fica iluminado
WC
Área de WC e apoio a visitantes no Brooklyn Bridge Park

Nós decidimos fazer o percurso inverso mais uma vez a pé, porque é muito bonito fazê-lo de dia e à noite, mas se não quiser seguir esta sugestão, do lado de Brooklyn, apanhe o metro na estação de High Street, percorrendo a Washington Street no sentido ascendente. Passando a entrada da escada de acesso à ponte e um pouco acima encontra o Cadman Plaza Park. A entrada do metro fica logo aí.

NIGHT
Esta travessia tem um encanto especial à noite
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Escadas de acesso à ponte no lado de Brooklyn

A Ponte de Brooklyn, internacionalmente reconhecida pela sua beleza arquitectónica e paisagística, foi classificada como Marco Histórico Nacional dos Estados Unidos da América em 1964. Ainda tem dúvidas? Nós garantimos que vale a pena passar por aqui!

INESQ
Ficámos de alma cheia. Imperdível!!!

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s