O incrível Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque

Quem nos segue sabe que, quando começamos a planear a aproxima viagem, a primeira pergunta que fazemos é: que museus há para ver? Claro que, no que diz respeito aos Estados Unidos da América, a encantadora cidade de Nova Iorque reúne um sem número de enormes e magníficos museus! Desta vez vamos falar da visita que fizemos ao Metropolitan Museum of Art, mundialmente conhecido por Met.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A entrada principal do belo edifício do Met

Localizado na 5ª Avenida, paredes meias com o Central Park, este espectacular museu é o 3º mais visitado do Planeta apenas ultrapassado pelo Museu do Louvre em Paris e pelo British Museum em Londres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O museu convive, lado a lado, com a famosa 5ª Avenida

Os seus infindáveis corredores atravessam 17 departamentos com lindas galerias por onde passam perto de 7 milhões de turistas todos os anos, que consideram esta visita absolutamente imperdível (nós diríamos obrigatória) para quem se desloca a esta cidade americana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dos inúmeros corredores do museu
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma fantástica porta espelhada e trabalhada em ouro

Aberto ao público em 1872, este museu exibe mais de 2 milhões de obras! Estão expostos exemplares de pintura europeia desde o século XII, arte antiga grega, romana, egípcia, babilónica e oriental. Também aqui se concentram valiosos e antiquíssimos instrumentos musicais, armas e indumentárias.

ALA
Uma das muitas galerias de exposição
VITRAL
Um vitral deslumbrante

É impossível visitar todo o museu em um único dia e por isso é fornecido na entrada um mapa com percursos recomendados para que a sua visita possa ser mais proveitosa e abrangente. Na entrada vai ter que passar pelos procedimentos normais de segurança. É proibido entrar com mochilas ou outros volumes que pode deixar guardados em local próprio para o efeito.

HALL
Praça central do lado interior da entrada
ESCADA
A linda escadaria de acesso aos pisos

Embora o edifício seja composto por cinco pisos, é nos três primeiros andares que se desenvolvem as exposições. São os seguintes, os principais destaques do acervo do Met:

  • Arte Asiática e do Médio Oriente

Representa-se aqui a História da região desde o período neolítico. Podem ser apreciadas cerca de 7000 peças de culturas como a babilónica ou a elamita, entre outras. Destaque para a Arte Japonesa desde o século V até ao século XIX com 14000 peças (a maior exposição do mundo do género). A colecção asiática inclui uma outra ala com mais de 35000 elementos que abrange 4000 anos de História! Aqui encontra-se caligrafia e pintura chinesa, assim como obras tibetanas, indianas e nepalesas e ainda da Tailândia, Myanmar e Cambodja.

CHINA
Algumas peças de arte asiática
  • Arte da Oceânia, África e Américas

Mais de 11000 objectos podem aqui ser apreciados, provenientes das ilhas do Pacífico e das Américas e ainda da África Subsariana, muitos deles doados pelo empresário americano Nelson A. Rockefeller. Na colecção estão incluídas pinturas rupestres indígenas australianas com 40 mil anos de idade!

AFRICA
Arte africana
AFRICA2
Peças oriundas da Oceânia
AFRICA3
Trabalhos efectuados com madeiras nobres
AFRICA4
Trabalhos de tribos americanas
  • Arte Egípcia

Nesta ala com 40 galerias, estão expostas 26000 peças de arte desde o período paleolítico, muitas delas descobertas durante escavações arqueológicas organizadas pelo museu entre 1906 e 1941. É aqui que está o templo completo de Dendur que foi construído por volta do ano 15 a.C., resgatado das ruínas e oferecido ao museu pelo governo do Egipto como forma de agradecimento pelo cuidado e preservação da História e arte do seu povo.

EGITO3
Peças descobertas durante escavações organizadas pelo museu
EGITO2
Um belo sarcófago
EGITO
Exemplares de outros sarcófagos
TEMPLO
O templo de Dendur foi oferecido aos Estados Unidos da América em 1965
HARK
Sarcófago de Harkebit, sacerdote chefe dos santuários do Alto e Baixo Egipto
  • Arte Greco-Romana

Mais de 17000 objectos comportam a colecção da Grécia antiga e do Império Romano que contam com uma grande variedade de culturas e estilos artísticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma área com estilos muito diversos
GREGO
Obras da antiga Grécia
GREGO2
Ala Greco-Romana com 40 galerias
SARCO
Um belo sarcófago intacto encontrado em Amathus, Chipre
  • Armas e Armaduras

Este departamento faz as delícias dos visitantes com 14000 objectos expostos. Aqui estão peças usadas em todo o mundo e por todas as culturas desde o século V até ao século XIX. Algumas foram usadas por destacados monarcas como por exemplo, o Rei Henrique VIII de Inglaterra, Ferdinand I da Alemanha ou Henrique II da França.

ARMAS
A dama e os cavaleiros
ARMAS2
Uma das muitas armaduras expostas (como é que eles se mexiam dentro destas coisas tão pesadas?)
  • Esculturas Europeias e Artes Decorativas

A colecção de esculturas e artes decorativas da Europa exibe mais de 50000 peças do século XV ao século XX. Particularmente voltada para o período renascentista, esta mostra compreende móveis, tapeçaria, porcelanas, jóias, relógios e tecidos inseridos num ambiente que mais parece um palácio dentro do museu!

ESC11
Cada escultura é mais bela que a outra
PAL77
“Perseu com a cabeça da Medusa” é uma obra em mármore de 1790 com 2,35m de altura
123
Artes decorativas
PAL2
Um palácio dentro do museu
PAL5
As tapeçarias eram parte integrante da decoração
PAL
Belas peças em porcelana
  • Arte Americana

Esta nova galeria foi instalada no museu em 2012 e exibe trabalhos que contam a História da arte americana entre o século XVIII e o século XX.

ART22
O pátio Charles Engelhard dedicado à arte norte americana
ART
É fundamental ir olhando para o mapa que é fornecido na entrada
  • Colecção Robert Lehman

Mais de 2600 obras de pintura, escultura, vidro, tapeçaria, jóias e objectos da Europa ocidental do século XIV ao século XX foram doadas ao museu após a morte do banqueiro. O acervo concentra-se principalmente no Renascimento italiano. Nomes grandes da arte europeia são aqui lembrados como Botticelli, El Greco, Goya ou Rembrandt.

ARTE
A ala das obras doadas por Robert Lehman
ARTE2
“Moisés e a Serpente de Bronze e a Transfiguração de Jesus” obra de Cristóbal de Villalpando
QUADROS
Em primeiro plano a obra “Mulher Sentada à Beira-mar” de Pierre-Auguste Renoir
  • Arte Medieval

Cerca de 6000 peças do século IV ao século XVI estão aqui representadas, na sua maioria, objectos religiosos de entre os quais se destacam estátuas de igrejas, metais preciosos e peças relicárias.

MED
Uma das salas de arte medieval
MED2
Peças religiosas em mármore
MED3
Peças relicárias
MED4
Peças recolhidas de igrejas da época medieval
  • Arte Moderna e Contemporânea

Treze mil obras de artistas europeus e americanos, estão aqui patentes ao público. Entre tantos, destacamos por exemplo o retrato de Gertrude Stein, de Picasso ou trabalhos de Van Gogh e Cézanne. Digna de relevo é também a galeria de pinturas exclusivas de Claude Monet.

PAIN2
A arte moderna também tem aqui o seu espaço
MONET
A obra de Claude Monet ” O Jardim em Sainte-Adresse”
  • Instrumentos Musicais

O Met orgulha-se de expor cerca de 5000 exemplares de instrumentos musicais de todo o mundo. Instrumentos feitos com metais preciosos, violinos Stradivari ou o mais antigo piano sobrevivente que data de 1720, todos podem ser apreciados nesta área do museu.

MUSICA
Aqui há instrumentos que foram tocados por artistas mundialmente famosos
  • Arte Islâmica

Esta é uma das maiores colecções mundiais sobre o mundo islâmico. São quase 12 mil os exemplares de cerâmica, têxteis, pintura e vários manuscritos do Alcorão, alguns com vários séculos de existência.

ESCRITA
A sala dos manuscritos

O Auditório Grace Rainey Rogers (uma americana, coleccionadora de arte) fica situado na ala egípcia e recebe vários eventos musicais, teatrais e artes visuais. Foi construído em 1954 e as suas paredes interiores são revestidas com madeira Korina (muito usada no fabrico de instrumentos musicais), que tem a particularidade de melhorar a acústica à medida que envelhece.

TAPETES
As tapeçarias foram sempre parte integrante da decoração ao longo dos séculos

A Biblioteca Watson (empresário americano na área da tecnologia da informação) comporta mais de 900 mil volumes que incluem uma colecção de livros raros e manuscritos. Para aceder à biblioteca, apenas precisa exibir um documento de identificação. Pode fazer reserva on-line dos exemplares que quer consultar durante a visita ou solicitá-los no local.

ARQUIT
A arquitectura interior do edifício também é digna de uma chamada de atenção

No quarto piso ficam os serviços e sala de jantar apenas reservados para sócios e membros do Met. Se quiser acabar a visita com “chave de ouro” suba ao 5º piso onde vai encontrar um lugar especial! O último andar do museu, tem um bar-restaurante/buffet com uma vista magnífica para o Central Park e para Manhattan. Este espaço está aberto de Maio a Outubro e também é aproveitado para exposições que se renovam periodicamente.

Adrian Villar Rojas: THEATER OF DISAPPEARANCE
A exposição “The Theater of Disappearance” no rooftop do Met

Dentro do museu tem todo o tipo de apoio ao visitante, espaços de restauração, WC e lojas de souvenirs em todos os pisos.  O Metropolitan Museum of Art está aberto de domingo a quinta-feira entre as 10h e as 17h30 e à sexta-feira e sábado entre as 10h e as 21h. A entrada é gratuita até aos 12 anos, adultos/$25, estudantes/$12 e séniores/$17. Se tiver o New York CityPASS, o bilhete fica bastante mais barato e tem prioridade sobre as filas da entrada.

NOS
Ainda ficou tanto por ver… temos que voltar!!!

Se o tema lhe interessa e quer conhecer melhor a História da Arte a nível mundial, visite o Metropolitan Museum of Art ou Met de Nova Iorque.

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s