Museu Americano de História Natural – o maior do mundo

Nós somos fãs de museus e visitá-los é uma das nossas prioridades quando estamos de férias, mas neste caso nem nos nossos mais remotos pensamentos imaginámos que existia um museu com estas dimensões!!! O Museu Americano de História Natural, o maior do mundo no seu género, fica nos Estados Unidos da América mais precisamente na confluência da Central Park West com a 79th Street em Nova Iorque.

MUSEU
Entrada do Museu com a estátua de Theodore Roosevelt Jr.

O imponente museu, composto por um complexo de 27 edifícios interligados entre si e com uma arquitectura vitoriana magnífica, foi inaugurado em 6 de Abril de 1869. Theodore Roosevelt Sr., conhecido filantropo nova-iorquino e pai do 26º Presidente dos Estados Unidos, foi o seu fundador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
No interior do museu está o memorial oficial do estado de NY  ao seu 33º Governador e 26º Presidente do país. Theodore Roosevelt Jr. deu continuidade à obra fundada pelo seu pai e foi um proeminente defensor da conservação da natureza.

Os números são impressionantes: 190 mil metros quadrados de exposições que se distribuem ao longo de 5 pisos e 45 salas temáticas, onde são recebidos mais de 5 milhões de visitantes ao longo do ano. Os animais, todos embalsamados (parecem reais, tal é a perfeição) são apresentados no seu habitat natural, artisticamente recriado. Aqui dá-se conhecimento de tudo, desde a origem do Universo à evolução da Vida e à conquista do Espaço.

ALTURA
No hall de entrada somos recebidos por dois gigantescos dinossauros em luta: um Barossauro (o mais alto dinossauro do mundo) e um Allosaurus

Nos Salões Ambientais e da Biodiversidade podemos perceber como se desenvolveram as montanhas, lagos e florestas e os seres vivos que aí criaram o seu habitat.

IMG_4585 (2)
A protecção da floresta é uma prioridade
SEQUOIA
Esta é uma fatia da Sequóia gigante com mais de 1400 anos e 90 metros de altura que alguns madeireiros da Califórnia derrubaram por engano em 1891. Esta árvore é altamente resistente ao fogo e às pragas
IMG_4606
Como se desenvolveu a superfície da Terra?

Ainda dentro deste tema e no Salão Familiar da Vida no Mar, podemos observar mais de 750 criaturas marinhas em 14 dioramas (montras tridimensionais) que nos lembram que foi no fundo dos oceanos que tudo começou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um cachalote comendo uma lula gigante… a lei da sobrevivência!
IMG_4659 (2)
Exemplares da vida marinha

No centro deste salão e suspensa no tecto está uma das grandes vedetas deste museu: um modelo da Baleia-azul, em tamanho real com 94 metros e 10 toneladas!

IMG_4663 (2)
A famosa Baleia-azul, o maior animal que já existiu no mar
GOLFINHOS
A convivência possível no mar…
IMG_4674 (2)
… e em terra.

Nos Salões de Aves, Répteis e Anfíbios retrata-se a anatomia e comportamento destes seres, alguns já extintos. Em 20 dioramas observam-se mais de 400 espécies em 12 ambientes diferentes em redor do mundo.

PAPAGAIAS
Os papagaios africanos
komodo-dragon_wideexact_1230
O Dragão de Komodo é o maior e mais poderoso lagarto do mundo vivo com 30 metros e 90 Kg
IMG_4469 (2)
Os pinguins vivem na Antárctida e são protectores da família

Nos Salões da Terra e das Ciências Planetárias o visitante toma contacto com mais de 130 meteoritos (um deles tem mais de 34 toneladas), minerais e exemplares trazidos da lua e de Marte pelas missões Apollo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Sala dos meteoritos
IMG_4589 (2)
A sala dos porquês??? Algumas perguntas continuam sem resposta mas os cientistas não desistem

Passando pelo Teatro Hayden pode ficar a saber tudo sobre o espaço sideral e o comportamento do Planeta Terra. Pode ainda ver o nascer do sol no espaço, numa cúpula iluminada com 27 metros de diâmetro.

IMG_4587
O Teatro Hayden
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Qual é o nosso peso na Lua? Aqui pode saber a resposta.

As crianças deliram quando chegam aos Salões Fósseis. Aqui são exibidos os esqueletos dos dinossauros, mamutes, tubarões gigantes e outros mamíferos que outrora viveram no nosso planeta. Ficamos também a perceber como animais que nasceram na água passaram depois a viver na terra após sofrerem as respectivas mutações.

IMG_4632 (2)
Olá, sou o Titanossauro, vivi na região da Índia mas este meu fóssil foi encontrado na Patagónia. Entrem, sejam bem vindos.
IMG_4635
Aqui há fósseis de dinossauros, mamutes e outros mamíferos extintos
ela
São grandes, não são?
IMG_4631 (2)
Fóssil de uma Tartaruga Gigante de Galápagos

Nos Salões das Origens Humanas e Culturais descobrem-se objectos religiosos, políticos, económicos e domésticos dos vários continentes. Mais de 3000 artefactos são aqui dados a conhecer com milhões de anos de História que nos ajudam a compreender as culturas nativas desde os primeiros ancestrais.

IMG_4613 (2)
As origens do Homem
IMG_4616 (2)
Os desenvolvimentos culturais
IMG_4502 (2)
Xamanismo: prática que envolvia magia, religiosidade e transe com o objectivo da cura
CARA
Escultura com mais de 20 toneladas encontrada na América do Sul
CADEIRA
As noivas chinesas eram transportadas até aos seus noivos nesta cadeira
IMG_4526 (2)
Esqueleto encontrado durante a construção da Grande Muralha da China

Os Salões dos Mamíferos caracterizam-se por grandes dioramas com animais e ambientes muito bem recriados. Desde os primatas aos pequenos mamíferos, todos parecem estar vivos e ali ao nosso lado.

IMG_4554 (2)
O Salão dos Mamíferos
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Não apetece sair daqui…
IMG_4451
Tanto os animais como as paisagens e o seu ambiente, são tudo obras artísticas em exposição
IMG_4584
O Urso Grizzly vive no Parque Yellowstone nos Estados Unidos
LEOPARDO
O Tigre Asiático

Os elefantes são animais de grande porte e estão em lugar de destaque bem no centro da sala. Lindos!!!

IMG_4559 (2)
Enormes mas com porte elegante
IMG_4597 (2)
Os elefantes vivem em África e são muito protectores com todas as crias da manada

No cinema Imax do museu (a maior tela de cinema da América) pode acompanhar, com um custo acrescido, os diversos documentários premiados que vão passando sobre a vida na Terra. Este audacioso complexo comporta ainda a Escola de Graduação Richard Gilder, inaugurada em 2006 e que oferece mestrado na “Arte de Ensinar Ciências”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ala das Arábias

O museu tem em permanência mais de 200 cientistas das mais diversas áreas que, através desta escola, realizam pesquisas e expedições por todo o mundo. Há ainda uma sala interactiva especial para crianças dos 5 aos 12 anos. O museu possui dois laboratórios moleculares de alta tecnologia e uma das maiores bibliotecas de História Natural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As crenças hindus e nepalesas

Por baixo destes tectos estão guardados 36 milhões de objectos, mas por falta de espaço apenas 1% deles estão em exibição!!! Algumas peças de artesanato, trajes e armas rudimentares de diferentes culturas e civilizações são oriundas de doações particulares.

IMG_4544 (2)
Barco de construção rudimentar

O conhecido filme “Uma noite no Museu” do ano de 2006, teve várias cenas de acção filmadas no interior do Museu Americano de História Natural. Todos os organismos vivos estão aqui representados numa impressionante viagem às nossas origens pelo que deverá reservar um dia inteiro para esta visita, ou então algumas horas se apenas quiser escolher os temas que mais lhe interessam.

organismos
Os pequenos insectos também aqui têm lugar

O museu está aberto todos os dias entre as 10h e as 17h45. Os ingressos têm o seguinte preço: $13/crianças, $23/adultos e $18/séniores e estudantes. Saiba que também é possível entrar no museu dando apenas um pequeno donativo, mas esta opção está apenas disponível no local. Cafetarias e W.C. estão à disposição dos visitantes em todos os pisos e todos os espaços estão preparados para receber pessoas com mobilidade reduzida. Esta visita está contemplada no New York Citypass.

obras
Achados arqueológicos

Uma rica visão do mundo que nos cerca e da nossa própria História, é o que pode esperar desta visita que deve estar sempre no topo da lista de coisas a fazer na cidade que nunca dorme.

IMG_4456 (2)
Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?…

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s