Cemitério de São Pedro – o mais belo jardim de Deus

Pode parecer estranho que estejamos aqui a incentivar as pessoas a visitar um cemitério mas, acreditem que não é… e até recomendamos que não passem ao lado sem entrar! Um dos mais antigos e fascinantes do mundo é o cemitério de São Pedro (Petersfriedhof), que se  situa na cidade de Salzburgo na Áustria e é frequentemente apontado como sendo o mais belo jardim de Deus. A sua origem remonta ao ano de 696 quando foi fundada a igreja e mosteiro de São Pedro, ali ao lado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As torres do mosteiro de São Pedro

A sua atmosfera é única e as suas lápides, em mármore e ferro fundido, são autênticas obras de arte. O seu alinhamento foi cuidadosamente calculado, como se de uma exposição se tratasse. Tudo está preservado ao pormenor e há sempre flores frescas por todo o lado. As flores de jardim que ali foram plantadas são cuidadas diariamente. A lápide mais antiga do cemitério data de 1288.

20180821_112852
As lápides são, todas elas, obras cuidadosamente trabalhadas
11111
O alinhamento dos túmulos também foi criteriosamente estudado

Nas suas catacumbas foram esculpidas duas capelas, consagradas em 1178 pelo arcebispo de Salzburgo e dedicadas ao arcebispo Thomas Becket que lutou pelos direitos e privilégios da Igreja e por isso foi perseguido e assassinado em 1170. Hoje em dia é venerado como santo e mártir pela Igreja Católica e Anglicana. Em 1491 foi construída a capela de Santa Margarida no centro do cemitério.

1024px-salzburg_st_peters_friedhof_katakomben_kapelle
A Maximuskapelle nas catacumbas do cemitério
igreja
A capela de Santa Margarida
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Caminho nas traseiras da capela de Santa Margarida

Neste local encontram-se sepultadas algumas das mais ilustres figuras austríacas ou que, sendo estrangeiras, contribuíram para o desenvolvimento do país. Lado a lado estão arquitectos, compositores, prefeitos, actores, cantores, pintores, políticos e historiadores. Maria Anna Mozart, irmã mais velha de Mozart, é uma das figuras relevantes que aqui repousa e que faleceu em 1829.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Túmulos e jazigos de família de figuras ilustres
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Túmulo de um famoso arquitecto nascido em Itália mas cujas obras principais estão em território austríaco

Mas, o cemitério de São Pedro é também mundialmente conhecido por terem sido aqui filmadas algumas cenas do filme “Música no Coração”. Foi aqui que se esconderam os elementos da família Von Trapp quando estavam a ser perseguidos e antes de conseguirem fugir para a Suíça.

20180821_113304
Foi atrás destes túmulos que se escondeu a família Von Trapp
fortuna
Preciosas obras em mármore e belas pinturas sobre madeiras nobres, são tesouros que abundam por aqui

No interior da abadia, desde o século XVII que existe uma longa galeria onde está em exposição uma vasta colecção de pinturas. O mosteiro é o mais antigo do mundo de língua alemã e desde 696 que monges vivem, rezam e trabalham aqui.

expos
Uma exposição no interior da abadia
hohe
A fortaleza de Hohensalzburg vista a partir do cemitério de São Pedro

Em 1769 Mozart, com apenas 13 anos, compôs uma missa para o abade do mosteiro. Ainda hoje aqui se realizam regularmente concertos, onde se ouvem as obras do famoso compositor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada do mosteiro de São Pedro
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As torres da catedral de Salzburgo vistas a partir do cemitério

O cemitério está aberto todos os dias entre as 6h30 e as 18h e até às 19h durante o Verão. As catacumbas abrem entre as 10h e as 17h no Inverno e encerram às 18h no Verão. O preço do ingresso nas catacumbas é de 2€/adultos e 1.50€/séniores e crianças dos 6 aos 18 anos.

1991
Os túmulos em primeiro plano datam de 1993 e são, portanto, recentes. No entanto foi escrupulosamente seguido o estilo predominante do local
figura
Rua após rua, as obras de arte sucedem-se

Entre…sem medo! Faça esta visita improvável e deixe-se envolver pela paz e beleza deste lugar!!!

20180821103527
Um local de muita paz, onde a arte impera…

♥ Boa viagem ♥

Deixe um comentário