Fortaleza de Hohensalzburg – a guardiã de Salzburgo

É no topo de uma colina com 100 metros de altura que está instalada a fortaleza de Hohensalzburg, assumindo a partir daí o seu papel de guardiã da cidade de Salzburgo na Áustria. As suas muralhas, que são visíveis de quase todos os pontos da cidade, parecem chamar os transeuntes convidando-os para uma visita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A fortaleza de Hohensalzburgo vista a partir das margens do rio Salzach

Nós aceitámos o convite e fomos até lá, fazendo parte da estatística que diz que mais de 1.000.000 de pessoas visitam este local ao longo do ano, tornando-o o segundo destino turístico mais visitado da Áustria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Os turistas são sempre aos milhares…

A fortaleza começou a ser construída no ano de 1077 por ordem do príncipe-arcebispo Gebhard von Helffenstein. A localização era a ideal para controlar a cobrança de portagem sobre os barcos que passavam pelo Rio Salzach. Essa tarifa era paga maioritariamente com sal, uma grande riqueza na época. Para isso se criaram grandes câmaras para armazenamento deste precioso bem.

rio
O rio Salzach é visível do castelo, em toda a sua extensão

Ao longo dos séculos, vários arcebispos habitaram a fortaleza e todos eles foram acrescentando algo ao castelo. Com o decorrer dos anos, foram reforçadas as muralhas exteriores e construíram-se torres redondas. No final do século XV foram construídos dois novos edifícios: o arsenal e o celeiro.

FORTE
A torre do campanário
arsenal
O edifício do arsenal e a cisterna comprida, no pátio central

Em meados do século XVI o arcebispo Leonhard von Keutschach ordenou as maiores obras de ampliação que deram à fortaleza Hohensalzburg a aparência exterior que hoje tem, com 250 metros de comprimento e 150 metros de largura.

mur
As muralhas viradas para a cordilheira dos Alpes
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A maqueta da fortaleza de Hohensalzburg
trrr
Uma das muitas torres de vigia

Foi ainda criada uma cisterna, uma padaria, foram feitas novas torres e surgiu também um sistema de transporte a partir da cidade, que facilitava o acesso a mercadorias para o castelo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma das torres que serviu de prisão

Nessa altura foram também construídos os imponentes aposentos dos príncipes e 58 brasões com uma beterraba passaram a fazer parte de toda a decoração do castelo. Porquê? O arcebispo Leonhard gostava muito de livros e isso não era muito bem visto pelo povo. Quando ele passava, atiravam-lhe com beterrabas. Quando o príncipe-arcebispo assumiu o trono, a beterraba passou a ser o símbolo do seu triunfo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Há vários brasões espalhados pelo castelo, mas não são todos iguais

O dinheiro que sustentava todas estas construções vinha das reservas de ouro que era extraído nos Alpes Tauern na região do Tirol e que, nessa época, totalizava um terço do ouro mundial. Apesar das guerras e motins por que passou, a fortaleza permaneceu intacta sendo a única na Europa totalmente preservada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dos portões da fortaleza
poÇo
Um poço com séculos de existência, mas muito bem preservado

Para além de residência temporária de príncipes-arcebispos, este monumento serviu também como quartel e prisão. O seu mais famoso prisioneiro foi o arcebispo Wolf Dietrich von Raitenau que, por não ter conseguido cumprir o celibato, aqui permaneceu durante 6 anos até à sua morte.

capela
Entrada da capela particular de São Jorge com um relevo em mármore que mostra a imagem de São Ruperto, patrono da cidade
p8211022 (2)_li
A única torre vermelha existente em Salzburgo (assinalada com uma seta) pertence à abadia Nonnberg. Lembram-se da noviça Maria do filme “Música no Coração”? Este era o local onde ela vivia e onde foram filmadas várias cenas

Em 1816, depois de terminar o principado eclesiástico, Salzburgo foi incorporada na monarquia dos Habsburgos e a fortaleza passou a ter apenas as funções de quartel e prisão. Com a inauguração das linhas férreas entre Viena e Munique em 1857, o turismo começa a crescer na região de Salzburgo e o imperador Franz Joseph anula as funções da fortificação e abre as portas às visitas turísticas em 1861.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Outro recanto do castelo onde se vêem relevos em mármore de um dos brasões e de São Ruperto, primeiro bispo de Salzburgo
canhão
Um dos canhões em exposição

Em 1892 inicia-se a construção do funicular que parte da Kapitelplatz, no Centro Histórico da cidade. Esta viagem demora apenas 1 minuto e as partidas fazem-se a cada 10 minutos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto elucidativa da evolução das cabines do funicular através dos anos
subir
Trajecto do funicular
preÇos
Quadro dos preços dos ingressos na fortaleza, que já incluem a viagem do funicular

Para além de poder desfrutar das belas vistas de toda a cidade e da cordilheira dos Alpes, pode ainda apreciar os tipos de construção medieval e vestígios romanos nos vários pátios ou saborear uma bebida ou refeição nas suas esplanadas enquanto contempla a paisagem luxuriante que se alonga pelo  vale.

cap
O grande pátio, onde se vê a cisterna e a capela. Ao fundo, o andar mais alto onde se localizam os aposentos dos príncipes-arcebispos
espl
Uma das várias esplanadas com vistas espectaculares
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma visita que proporciona uma vista de 360 graus sobre o vale de Salzburgo

Dentro da fortaleza está também instalado o Museu das Marionetas e o Museu das Guerras de Salzburgo onde pode acompanhar a História e evolução do castelo. Os aposentos dos príncipes também estão abertos aos visitantes.

marionetas
Entrada do Museu das Marionetas
aposento
O quarto do príncipe, cujas paredes estão decoradas a ouro, está agora despojado de móveis

Façam como nós e não deixem nada para trás. Planeiem bem o vosso tempo e visitem tudo o que vos possa enriquecer culturalmente. O saber não ocupa lugar…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um lugar mágico para os amantes de fotografia

♥ Boa viagem ♥

One thought on “Fortaleza de Hohensalzburg – a guardiã de Salzburgo

  1. This Cleaning specialized company is giving great attention professionalismall our own trained workers and tracks the timely growth of their qualification. Presented professionals available the more difficult works, they can help restore cleanliness everywhere in cottage.
    You can now choose optimal for your company work schedule – day night or evening.

    Coming maid is private housekeeper, which comes at any convenient for owners dwellings time and does the list previously of the stipulated works. It is now popular service, which can allow to maintain apartment or house in order, and not spending all remaining current time on the decision homemade problems. Ifyou need coming servant Seaport, our employees provide her for your company.

    ourfirms you can order service maid Queensview two times in week . Mate will come to you in advance agreed time , and commit defined list of goals. Customer remains required give an assessment high quality completed services and admire cleaned and comfortable apartment.

    Maid to clean house Manhattan – Maids Brooklyn

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s