Nova Iorque – a cidade dos sonhos

Conhecer Nova Iorque fazia parte dos nossos anseios mais remotos e por isso ficámos em êxtase quando percebemos que podíamos realizar esse sonho. Efectivamente, conhecemos uma sensação nova no momento em que aterrámos em solo dos Estados Unidos da América mas à medida que os dias foram passando e fomos tomando contacto com esta cidade, foi crescendo em nós um apaixonante sentimento que não mais nos largou!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada Sul do Central Park em Grand Army Plaza – 5ª Avenida

Nova Iorque é, realmente, o destino dos aventureiros que procuram realizar os seus sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais. Pessoas de todo o mundo cruzam-se nas ruas de Nova Iorque numa simbiose perfeita, onde todos parecem conviver com respeito por quem trabalha ou por quem está de visita a esta bela cidade, sem olhar a credos ou religiões, ideologias ou raças.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Times Square

Nunca, em momento algum, sentimos qualquer tipo de insegurança ou ameaça à nossa integridade física. As forças policiais marcam presença por todo o lado, em grande número e bem armados, mas sempre com um sorriso e prontos para ajudar, prestando-se mesmo a ser fotografados pelos turistas!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Forças de segurança na 5th Avenue
CAVALO
Segurança na zona da Broadway – 44th Street East

A tragédia que se abateu sobre esta cidade no dia 11 de Setembro de 2001, está muito presente no dia-a-dia de todos e o Museu e Memorial que foi construído para homenagear todas as vítimas, retrata na perfeição o que ali se passou.

CARRO
O que restou de um veículo dos bombeiros no 9/11 Museum
20170811203823
9/11 Memorial

Os transportes públicos são eficazes. Metro, autocarros, comboios e táxis, todos circulam em grande número. As carreiras de autocarros funcionam em linha recta e o metropolitano tem imensas linhas com centenas de estações, não sendo difícil perceber de que forma se deve orientar (falaremos sobre isso mais tarde).

METRO
Metropolitano de NY
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Autocarro turístico junto da Catedral de St. John the Divine

Uma das características da cidade são os edifícios enormes, alguns com mais de uma centena de pisos e que ocupam quarteirões inteiros. Aqui tudo é longe! Mesmo que olhe para o mapa e lhe pareça perto ir de um ponto a outro… pare e pense se não é melhor apanhar um qualquer transporte embora, na nossa opinião, deva andar a pé o mais que puder para que não lhe escape nenhum pormenor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Washington Street

Os museus são espectaculares!!! Nunca vimos museus tão grandes, tão lindos e com tantos pisos. Desde os edifícios ao seu conteúdo, tudo é deslumbrante. Lá dentro as horas passam sem se dar por isso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
The Metropolitan Museum of Art na 5ª Avenida
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Museu Americano de História Natural junto a Central Park West
MUSEU DE HISTÓRIA
Uma das salas do Museu Americano de História Natural

As igrejas surgem por entre os arranha-céus, com a sua arquitectura muito própria, mostrando que convivem muito bem com os modernos edifícios e nota-se o respeito pela sua conservação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Catedral de St. Patrick na 5ª Avenida
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Igreja da Trindade na Broadway Street

O que havemos de dizer dos jardins de Nova Iorque? São todos fantásticos, muito bem cuidados e enormes. Só para dar um exemplo, o Central Park tem 4 Km de comprimento e 900 metros de largura!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Lago em Central Park e ao fundo o edifício de apartamentos de luxo San Remo
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Bryant Park junto à Biblioteca Pública de NY

As infraestruturas de apoio ao turismo são de louvar. Numa cidade onde se cruzam diariamente milhões de pessoas, não faltam bebedouros (a água da rede pública é de muito boa qualidade), bancos para descansar e W.C. públicos com boas condições. Há sempre um lugar disponível para todos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dos muitos bebedouros da cidade
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Muitos bancos para descansar, tanto nos jardins como nas ruas
20170809174718
São muitos os W.C. públicos (restrooms)

As ruas e avenidas têm uma extensão nunca vista e o trânsito é imenso, mas tudo circula devido ao grande respeito que aqui se verifica relativamente ao Código da Estrada (o sinal amarelo é para parar). Aqui não se buzina, apenas os veículos em marcha de emergência têm esse direito. Durante uma semana não vimos um único acidente de viação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Trânsito em Central Park West com o edifício Beresford ao fundo
BOMBEIROS
Veículo dos Bombeiros de NY
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Manhãs de Nova Iorque

Os passeios de barco são altamente recomendados porque se consegue uma outra perspectiva da cidade e também porque as ilhas têm muitos motivos de interesse que não deve deixar escapar (a Estátua da Liberdade não é o único)!

20170811_084019 (2)
Manhattan e Liberty Island vistas do barco
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Museu do Emigrante na Ellis Island
EMIGRAÇÃO
Interior do Museu do Emigrante

As pontes sobre o Rio Hudson e o East River são razão para fazer uma travessia a pé, de dia ou de noite, e ver a cidade com outros olhos. A iluminação nocturna de Nova Iorque é um espectáculo que não pode perder, não fosse esta a “cidade que nunca dorme”.

CAI A NOITE
Fim do dia em Manhattan e Ponte de Brooklin sobre o East River
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ponte de Manhattan sobre o East River

Suba aos arranha-céus mais emblemáticos de New York City e delicie-se com as vistas de Manhattan a qualquer hora do dia ou da noite. Garanto que vai sentir-se mais perto do Céu.

VISTA
Vista de Manhattan e do Rio Hudson a partir do 86º andar do Empire State Building
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Empire State Building visto a partir do 70º andar do Top of the Rock

Quanto à gastronomia nova iorquina não podemos esperar grande coisa, mas há muito onde comer por todo o lado e não é muito caro. É claro que, se quiser sentar-se num restaurante mais formal, aí paga e não é pouco.

20170809185251
Os melhores cachorros de NY comem-se no Central Park (Boathouse)
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Restaurante “The Loeb Boathouse” em Central Park

No interior do Grand Central Terminal, outro edifício de visita obrigatória, encontra um grande mercado onde se vende todo o tipo de alimentos, inclusive comida já confeccionada e deliciosa, a um preço muito razoável (quase todos os hotéis têm micro-ondas nos quartos).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Grand Central Terminal na 42nd Street East
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Comida já confeccionada e muito saborosa no Grand Central Market
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Frutas com muita qualidade mas sempre com preços elevados

Já agora e mesmo ali ao lado, visite a Biblioteca Pública que é estrondosamente linda por fora e por dentro!

BIBLI
Biblioteca Pública de Nova Iorque na 5ª Avenida
20170812220646
Interior da Biblioteca Pública de NY

Quanto a espectáculos, há para todos os gostos. A Broadway abre as portas dos seus teatros à tarde e à noite e a corrida aos bilhetes é frenética. A venda dos ingressos é feita por baixo da famosa escadaria da Times Square que fica no quarteirão a seguir e cujas esplanadas, luzes de néon e enormes anúncios luminosos, atraem milhões de pessoas à noite. As grandes lojas e centros comerciais também são motivo de atracção em Nova Iorque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Cartaz do “Fantasma da Ópera” na Broadway
20170809002339
Anúncios na Times Square
IMG_6523 (2)
Um dos grandes centros comerciais da “Big Apple”

Aqui na “Big Apple” encontrámos pessoas simpáticas, acolhedoras e prestáveis, ao contrário do que tínhamos imaginado. Esta cidade devia estar no roteiro de todos os viajantes. Quem a visita fica mais rico. Nós ficámos e tencionamos voltar até por que, uma semana é pouco para se conhecer uma metrópole desta dimensão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Arranha-céus de Nova Iorque

Fiquem atentos ao blog porque os posts vão surgir, uma vez que esta cidade é surpreendentemente interessante e cheia de surpresas!

NOITE
Vista nocturna de Manhattan a partir do Top of  the Rock

♥ Boa viagem ♥

Guia prático

♦ Quando ir

Os Invernos em Nova Iorque são muito rigorosos. As temperaturas normalmente oscilam entre os 2ºC e os -5ºC. Entre Dezembro e Fevereiro a cidade encontra-se coberta de neve. Os Verões são muito quentes e as temperaturas podem atingir os 35ºC. As probabilidades de chuva aumentam entre os meses de Abril e Setembro.

♦ Como ir

Várias companhias aéreas fazem a ligação de Lisboa para Nova Iorque. Nós viajámos com a TAP Portugal em voo directo que teve a duração de 8 horas.

♦ O que vestir

No Inverno todo o tipo de agasalhos fazem falta para combater o frio seco que se faz sentir. O calçado deve ser resistente à humidade e antiderrapante por causa da neve. No Verão opte por roupas leves porque a sensação de calor pode ser muita. A temperatura oscila pouco entre o dia e a noite. É imprescindível usar calçado prático se quiser percorrer a pé os principais pontos da cidade.

♦ Alojamento

A cidade tem milhares de alojamentos disponíveis, para todos os gostos e todas as bolsas. Nós ficamos no Hotel Fairfield Inn & Suites by Marriot New York Manhattan/Downtown East, na zona de Chinatown. Hotel novo e quarto muito confortável mas com um pequeno almoço muito fraco, comparado com os padrões europeus. Muito perto da estação de metro de East Broadway.

♦ Informações importantes

Visite o nosso Guia de Viagem para os Estados Unidos da América onde encontrará indicações úteis sobre a entrada e permanência no país.

2 thoughts on “Nova Iorque – a cidade dos sonhos

  1. Adorei o blog, ainda bem que nos cruzámos ontem no Santa Maria 🙂
    Se já tinha vontade de lá ir, agora então estou rendida…fico à espera dos próximos posts!
    Beijinhos

    Gostar

Deixe um comentário