Florença – a Praça Michelangelo e a Basílica de San Miniato al Monte

Na margem sul do rio Arno e mais afastada do centro da cidade, a praça Michelangelo, muitas vezes, fica excluída do roteiro dos turistas mais apressados. É pena! Situada no alto de uma colina, a praça oferece, a quem a visita, algumas das mais belas paisagens panorâmicas sobre a cidade de Florença.

Florença Junho 2011 404
Florença vista da Praça Michelangelo

Para alcançar a praça pode ir a pé, de carro ou transporte público. A escolha depende do tempo que tem disponível e da sua condição física. Se for a pé, pode optar por iniciar a subida pelas escadarias da praça Giuseppe Poggi, junto à Porta de San Niccolò, ou seguir pela Via del Monte alle Croci.

SANYO DIGITAL CAMERA
Praça Giuseppe Poggi

De transporte público, pode optar pelos autocarros n.º12 ou n.º13, que saem respetivamente da “Stazione Parcheggio” e “Stazione Valfonda”, ambas junto à estação de comboios de Santa Maria Novella. Se quiser desfrutar do passeio com menos esforço, fica a dica: pode subir de autocarro e descer a pé. Nós optámos pelo autocarro n.º12 que tem paragem mesmo em frente à impressionante escadaria que leva à Basílica de San Miniato al Monte, visita imperdível para que vem à colina.

escadaria1 (2)
Início da impressionante escadaria que leva à Basílica

A Igreja de San Miniato al Monte começou a ser construída no ano de 1018, no sítio onde já tinha sido erguido um santuário e uma capela. Começou por ser um mosteiro beneditino passando, no século XIV, para os monges Olivetanos que atualmente produzem licor, mel e tisanas que vendem na loja local juntamente com livros e souvenirs. Adjacente à Basílica, do lado direito, encontra-se o Palácio Episcopal, hoje habitado pelos monges Olivetanos, e do lado esquerdo a Torre Sineira que suporta quatro sinos.

SANYO DIGITAL CAMERA
Basílica de San Miniato al Monte

A sua localização privilegiada, no alto da colina, permite desfrutar das belas paisagens da Toscana.

SANYO DIGITAL CAMERA
A vista a partir de um dos pátios do complexo

No seu interior, além dos frescos, esculturas e belas arcadas, encontra-se a Cappella del Cardinale del Portogallo dedicada ao Cardeal Jaime de Portugal, embaixador português em Florença. No altar superior estão os que se supõem ser os ossos de San Miniato, o primeiro mártir de Florença, que dá o nome à igreja.

SANYO DIGITAL CAMERA
Interior da Basílica

À volta do complexo, todo ele rodeado por paredes defensivas, encontra-se o Cemitério Monumental delle Porte Sante onde se encontram os restos mortais de muitas personalidades italianas entre as quais Carlo Collodi, o criador de Pinóquio. Vale a pena entrar para apreciar os artísticos mausoléus e as belíssimas esculturas que decoram os túmulos.

Florença Junho 2011 402
Cemitério Monumental delle Porte Sante

Para chegar à praça Michelangelo, basta caminhar cerca de 300 metros por uma estrada ladeada de arvoredo. O espaço é simples, quase um parque de estacionamento com vendedores ambulantes onde pode comprar alguns souvenirs.

SANYO DIGITAL CAMERA
Praça Michelangelo

No centro destaca-se uma réplica do David de Michelangelo em homenagem a este grande artista italiano.

Florença Junho 2011 415
Estátua de David de Michelangelo

Mas o fascínio da praça são as maravilhosas paisagens panorâmicas sobre a cidade de Florença e o rio Arno que dificilmente encontrará noutro local.

SANYO DIGITAL CAMERA
Vista panorâmica de Florença

Bem perto é visível a muralha que leva ao Forte Belvedere, construído no final do século XVI para proteger a zona sul da cidade.

SANYO DIGITAL CAMERA
Muralha defensiva e Forte Belvedere no cimo

Num nível inferior existe um pequeno jardim com um restaurante/cafetaria onde pode fazer uma pausa e absorver tudo o que está a ver.

Florença Junho 2011 426
Esplanada com vista

Uma visita à cidade de Florença nunca ficará completa sem uma subida à praça Michelangelo.

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s