Circuitos organizados – Como sobreviver num quarto cheio de mulheres, bagagem e sem atrasos.

Todas nós sabemos, e eles também, que as mulheres demoram o triplo do tempo a arranjarem-se. Ele é a maquilhagem, arranjar o cabelo, escolher a roupa, os sapatos, o colar, enfim… coisas de mulheres. Por isso, este artigo, podendo ser para todos, é mais para elas.

Habitualmente viajamos, nestes circuitos, com uma amiga e por isso ficamos sempre num quarto triplo que tanto pode ser pequeno com uma cama extra, como uma suite de dois quartos.

Assim, aqui ficam algumas dicas de como sobreviver, sobretudo num quarto pequeno, cheio de pessoas e bagagem.

Organizar o quarto:

Quando entrarem no quarto, escolham um cantinho para cada um de modo a não espalhar as coisas e tornar mais difícil encontrá-las.

A seguir começa a saga de procurar tomadas eléctricas. Vejamos! Três pessoas, três máquinas fotográficas, três telemóveis, uma câmara de filmar e mais um ou dois secadores de cabelo. Só para este material precisamos de nove tomadas, isto se não contarmos com possíveis tablets e computadores. Daí que seja indispensável que cada um tenha uma extensão eléctrica e os fiéis adaptadores de tomadas.

Vamos dormir num espaço pequeno que não conhecemos e, portanto, é preciso algum cuidado com o que deixamos no chão.

Sobretudo de noite, proteger o material eletrónico como máquinas fotográficas, câmaras de filmar, tablets, telemóveis e outros, deixando-os a carregar em cima dos móveis para não correr o risco de os pisar. Se não for possível, deixar num cantinho do chão que esteja à vista para não os esquecer.

Antes de deitar, fechar as malas de viagem para ocuparem menos espaço e tentar que não fiquem em zonas de passagem. Acreditem… os dedos dos pés agradecem.

Evitar atrasos:

Um dia de manhã, quando nos estávamos a reunir para mais uma jornada, a nossa Guia disse-nos: “Não sei como conseguem. São sempre pontuais. Há muitos anos que sou Guia e os triplos atrasam-se sempre”.

Como já dissemos no artigo “Viajar em circuito organizado – vantagens e desvantagens” uma das regras é o cumprimento de horários e nós fazemos questão de a cumprir.

Antes da viagem pesquisem os quartos dos hotéis onde vão ficar hospedados. Verifiquem se têm secador de cabelo. Se sim, combinem e levem mais um, se não, levem dois. Vão ver que dá jeito.

Habitualmente os Guias, na noite anterior, indicam a hora de partida do dia seguinte e pedem ao hotel o serviço de despertar para todos os quartos. Ponham o vosso despertador a tocar ½ hora mais cedo.

Na noite anterior, preparem tudo o que precisam para o dia seguinte. Escolham o que querem vestir, calçar, os acessórios, arranjem a vossa bolsa ou mochila de viagem e algum saco que queiram levar para autocarro.

Metam na mala de viagem tudo o que não vão precisar. Assim, na manhã seguinte, não vão perder tempo a recolher coisas à última da hora.

Tenham uma bolsa com tudo o que precisam para a higiene diária. De manhã, é só pegar e levam tudo de uma vez para a casa de banho evitando as sucessivas entradas e saídas para irem buscar o que esqueceram.

Usem o secador de cabelo extra no quarto e assim não se empatam à espera de vaga na casa de banho (daí a utilidade de levar um a mais).

E por fim…

Antes de abandonarem o quarto de vez, verifiquem se nada ficou para trás. Muitas pessoas, muitas coisas. Abram tudo o que são gavetas, portas e espreitem os nichos mesmo que não os tenham usado. Ah! E não se esqueçam do cofre. É frequente ficarem esquecidos, durante a revista, com os valores e documentos lá dentro.

São apenas dicas mas… experimentem, até resulta.

♥ Boa viagem ♥

Se ficou interessado, também pode ler os artigos:

Circuitos organizados – vantagens e desvantagens

É a primeira vez que vai viajar em circuito organizado?
Então, saiba passo a passo como tudo acontece

2 thoughts on “Circuitos organizados – Como sobreviver num quarto cheio de mulheres, bagagem e sem atrasos.

  1. Muito bom. Sou guia e estas dicas são extremamente úteis e válidas para todos. Obrigada. Venham também aos Açores. Cá vos espero!
    Ana Silva guia independente a prestar serviços à Nortravel.

    Gostar

    1. Muito obrigada pelo seu simpático comentário. Viajamos muito com a Nortravel e já conhecemos S. Miguel, Terceira e Faial mas queremos conhecer as outras ilhas que devem ser igualmente maravilhosas. Quem sabe um dia destes nos cruzamos por aí! Votos de boas viagens.

      Gostar

Deixe um comentário