As grutas de Postojna – um tesouro subterrâneo

As grutas de Postojna estão localizadas na Eslovénia, a 50 Km da capital, Liubliana. É uma das atracções mais famosas deste país e garanto-vos, supera as mais altas expectativas. As grutas são visitáveis desde 1818 e a partir daí, muitos ilustres visitantes de todo o mundo, já assinaram o Livro de Honra. Passam por aqui todos os anos, um milhão de visitantes. Estudos feitos ao longo do tempo têm vindo a confirmar que a formação destas grutas pode ter-se iniciado há mais de 14 000 anos. Em Liubliana há autocarros que fazem a deslocação específica para as grutas. Se viajar de carro, há muito estacionamento no local.

copia
Zona de acesso à entrada

O ingresso nas grutas custa 23€ e é feito por grupos, com hora marcada. No interior, está tudo muito bem organizado para o turismo, ou não fossem os eslovenos um povo muito organizado em tudo o que fazem.

101_7287
Local de recepção de grupos

As grutas têm uma extensão aproximada de 20 Km, mas apenas 5 Km são dados a conhecer ao público. Devo avisar já aqui, que a temperatura no interior ronda os 8 graus e que deve levar um agasalho. Se não tiver, pode alugar um por 3.50€ e depois devolve na saída.

101_7286
Entrada para as grutas

A primeira parte da visita consiste em percorrer 3,5 Km de galerias num pitoresco comboio cujos trilhos foram construídos em 1872. Não é permitido fotografar no interior das grutas. É claro que se fazem algumas fotos, mas seja muito discreto porque os funcionários estão muito atentos. Esta viagem percorre alguns túneis estreitos, portanto não se levante nem ponha os braços para fora do comboio.

101_7303
O comboio que circula no interior

A viagem termina num grande átrio, a que chamam “Concert Hall”, porque tem uma excelente acústica. Aqui realizam-se concertos e esta área pode comportar 10 000 espectadores! A partir deste local, vai iniciar-se a visita a pé e é agora que tem que escolher em qual grupo se quer integrar, pois tem guias em seis línguas diferentes que vão acompanhar os visitantes. Nesta parte do percurso será útil ter calçado resistente à humidade e bem aderente, porque o chão estará molhado.

GRUTA
Aspecto do interior de uma galeria

A partir daqui é um desfilar deslumbrante de galerias altíssimas com estalactites e estalagmites formadas ao longo de milhares de anos, que nos deixam extasiados! É um sem número de salões e escadarias que nos deixam sem saber o que dizer, (não se esqueça de olhar para cima). Aqui o poder da natureza impera e uma imagem vale mais que mil palavras!!! Alguns cantos funcionam com sensores que acendem a luz quando um grupo passa, para chamar a atenção.

GRUTA2
Estalactites e estalagmites

No fim da visita das galerias existe um “Vivarium”, onde alguns aquários mostram pequenos seres que conseguem viver no interior da caverna. A estrela desta exposição é o “Proteus anguinus”, um anfíbio cego que habita numa zona sem luz.

EXTERIOR
Empreendimento de apoio às grutas

Na zona exterior há um empreendimento que compreende um hotel, lojas de souvenirs, restaurantes, cafés, WC e ainda um parque para passeios, atravessado pelo rio Pivka que entra pelo interior das grutas. As grutas de Postojna (Postojnska Jama em esloveno), estão abertas todo o ano e têm visitas e percursos adaptados para receber pessoas com mobilidade reduzida.

101_7284
Passagem para o parque sobre o rio Pivka

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s