Annécy – a “Veneza” dos Alpes

A pequena cidade de Annécy fica localizada no sudeste de França, muito perto das fronteiras com a Suiça e a Itália. A cidade desenvolveu-se a partir da Idade Média, quando se tornou, oficialmente, a residência do Conde de Genebra. Depois fez parte do reino de Sabóia, até que, em 1860 toda a região foi cedida à França. Presentemente, a cidade é a capital da Alta Sabóia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Cidade de Annécy

Hoje em dia, Annécy é um importante destino turístico, não só pela beleza natural do lugar, mas também, pela proximidade dos Alpes, já que é a maior região esquiável do mundo. Apesar dos seus 55 mil habitantes fixos, a cidade conta com uma aglomeração permanente de pessoas, ao longo do ano, que pode chegar aos 140 mil, entre residentes, turistas e desportistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Lago de Annécy e os Alpes

O Lago de Annécy, ao norte do qual a cidade cresceu, é de origem glacial e o mais puro do continente europeu. Nas suas margens existe uma vasta área de parques e jardins apelidados de Jardins da Europa, onde é possível passear nas margens do lago. Se tiver coragem para fazer todo o percurso de bicicleta, conte com 40 Km em volta do lago, mas vale a pena ir apreciando a paisagem envolvente com o Monte Branco e os Alpes. Existem também vários barcos nas margens do lago, que fazem passeios turísticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Barcos turísticos

O centro histórico da cidade, mais conhecido por “cidade velha” é onde tudo acontece. Annécy é abraçada pelo rio Thiou, que é um afluente do lago, e também por dois canais principais, o Vassé e o Saint-Dominique, e por isso, foi à muito tempo baptizada como a “Veneza dos Alpes”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Os canais

Existem várias pontes sobre os canais, que ajudam a percorrer todos os recantos. Sobre uma pequena ilha natural do canal Thiou, encontra-se o Palácio da Ilha (le Palais de L’ille), um edifício do século XII e que já foi Sede da Administração, Casa da Moeda, Sede da Justiça e prisão. Hoje em dia é o Centro de Interpretação Arquitectónica e do Património. A sua visita tem o custo de 3€, mas é gratuita no primeiro domingo de cada mês, entre Outubro e Maio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Le Palais de L’ille

Continuando o passeio, repare nas ruas, pontes e janelas, todas sempre cheias de flores, muito bem cuidadas e que dão ao ambiente um toque de romantismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O ambiente romântico de Annécy

O Castelo de Annécy domina a cidade e tem uma excelente vista panorâmica para o lago e as montanhas. Foi construído entre os séculos XII e XVI e foi usado como quartel militar até 1947. Hoje em dia é um museu com exposições relacionadas com o património regional, arqueologia, escultura medieval e arte contemporânea. Realizam-se ali, também, vários eventos sazonais. A entrada custa 5.50€ mas também é gratuita no primeiro domingo de cada mês, de Outubro a Maio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As torres do castelo

A Catedral, do século XVI, também merece uma visita, e o seu órgão destaca-se pela beleza da sua construção. Passeie pela Rue Royale, onde estão concentradas as melhores lojas e as principais marcas internacionais, assim como bons restaurantes. No entanto, por toda a cidade encontra padarias, pastelarias e pequenos restaurantes típicos. Há também vários hotéis e pousadas para todas as bolsas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As ruas

Devido à proximidade dos Alpes, as temperaturas na cidade nunca são muito altas. De uma forma geral, o mês mais quente é Julho quando os termómetros podem chegar aos 20 graus. As temperaturas mais baixas verificam-se em Janeiro e podem atingir os 10 graus negativos. A chuva pode ser uma constante, durante todo o ano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Detalhes

A forma mais fácil de chegar a Annécy, é viajar de avião para Genebra e depois ir de autocarro ou comboio para a cidade, que pode apanhar na saída do aeroporto, e cujo percurso é de aproximadamente 42 Km.

♥ Boa viagem ♥

4 thoughts on “Annécy – a “Veneza” dos Alpes

Deixe um comentário